quinta-feira, 30 de outubro de 2008

evolução das aves (yuri, guilherme, stephan)


O Archaeopteryx apresentava várias características das aves atuais, tais como penas (deixadas impressas ao redor do esqueleto do animal), asas, estrutura dos ossos... Porém ele também tinha muitas características reptilianas como o focinho com dentes, garras nas asas, cauda de lagarto... Isso deixou os especialistas da época muito intrigados.Mais intrigados ainda ficaram com a descoberta logo depois de um pequeno dinossauro que, com exceção das penas poderia ser considerado um primo do Archaeopteryx . Era o Compsognathus. Ainda hoje o Archaeopteryx deixa os cientistas malucos tentando classificá-lo. Alguns o consideram uma ave primitiva; outros, um dinossauro emplumado; tem gente ainda que diz que ele não é nem um nem outro, é um elo perdido, uma criatura única.

Evoluçao dos dinossauros, Ana Beatriz n3


Ao contrario do que falam, nem todas as espécies de dinossauros viveram ao mesmo tempo. Durante os 160 milhões de anos em que dominaram as planetas muitas espécies surgiram e muitas desapareceram.


Acredita-se que animais como esse podem ainda durante o jurássico taram dada origem as primeiras aves. a prova disso e o estranho archaeopteryx, um pequeno terópode emplumado capaz de voar. Ao final do Jurássico as coisas começaram a mudar, especialmente para os grandes terópodes. Os estegossauros desapareciam e os saurópodes, outra grande fonte de carne, ficavam cada vez maiores e mais difíceis de se abater. Os alossauros, para poder acompanhar as c inconstâncias precisaram crescer ainda mais e tornar-se cada vez mais fortes. No início do Cretáceo os alossauros originam os carcarodontossauros, predadores maiores e mais fortes, que também caçavam em grupos, mas eram capazes de matar os maiores saurópodes.


Grande número de características peculiar ao Archaeopteryx levou os evolucionistas a interpretá-lo como uma fotografia da chamada transição evolutiva entre répteis e aves. Eles sugeriram que esse fóssil de ave extinta, com cerca de 150 milhões de anos mantinha características meio-répteis de uma espécie anterior que havia vivido muito antes das aves. O Archaeopteryx tinha garras com penas, nas suas asas, dentes em sua mandíbula e uma cauda óssea semelhante à dos de répteis – todas essas eram características que levavam este espécime a ser interpretado como prova da teoria da evolução.

As evoluções dos dinossauros.! Taynar -31 e Thiago-33 / 7º ano












As aves teriam se originado de um grupo de dinossauros chamado de TERÓPODES, que inclui formas carnívoras como o TYRANNOSAUROS REX, dos Estados Unidos.
De uma forma geral, os dinossauros foram os vertebrados predominantes em nosso planeta durante longuíssimos 160 milhões de anos, estendendo seu domínio entre o período TRIÁSSICO (há 230 milhões de anos) e o fim do CRETÁCEO (há 65 milhões de anos).
Esses répteis alcançaram um imenso sucesso evolutivo jamais igualado por qualquer outro grupo de vertebrados.





12

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

As tatarugas antigamente e nos dias de hoje- Thainá e nicolas


Tartaruga nos dias de hoje



Tartarugas antigamente

Dentre os animais que existiram no passado, os dinossauros são a nossa referência para a extinção.
Desenvolvendo formas de vida variadas, esses animais dominaram a Terra há milhões de anos. Entre eles surgiram as primeiras Tartarugas Marinhas.
As Tartarugas Marinhas surgiram há aproximadamente 90 milhões de anos, a partir de ancestrais terrestres, surgidos provavelmente na Era Paleozóica, no final do Período Permiano, há cerca de 250 milhões de anos.

Com a seqüência de mudanças na Terra, os dinossauros acabaram por desaparecer, dando lugar para outros grupos de animais surgirem e se desenvolverem. As tartarugas sobreviveram.
Espalhando-se por todos os oceanos, se diferenciaram em várias espécies.
Todas, porém, mantiveram sua característica principal de fusão de costelas e vértebras para formar um casco protetor.
Hoje seguem a seguinte classificação: Pertencem à Ordem Testudinata, Sub-ordem Cryptodira e possuem 2 Famílias e 8 Espécies.

As primeiras aves - - Agatha e nathalia










O primeiro fóssil descoberto de uma ave nada mais era doque um réptil, mas com pernas,característica das aves atuais. Tratava-se de um fóssil com características intermediárias entre aves e répteis e que dava sustentação à hipótese de que as espécies deveriam evoluir gradativamente, com estágios intermediários.
Esse fóssil, que ficou conhecido como Archaeopteryx, datava do período Jurássico,ou seja, da época do apogeu dos disnossauros. O arqueoptérix tinha o tamanho de um pombo e possuía garras que permitiam a subida em árvores. Era carnívora e devia se alimentar principalmente de insetos. É provável que,apesar de possuir penas, não fosse capaz de alçar vôo como as aves atuais

Acredita-se que esse animal usava as penas das asas como uma espécie de rede para a captura de inseto e que ele (apos se lançar do alto de árvores,que escalava com suas fortes garras) conseguia planar.

Da época dos dinossauros - Caio , Vitor e Gabriel


Animais como esse pertenciam a um grupo novo de carnívoros, conhecidos como ceratossauros. A partir do Coelophysis novos e mais eficientes ceratossauros apareceram. Um deles era o Syntarsus. Esse dinossauro mais tarde daria origem a outras formas de pequenos predadores, os celurossauros.




Mas alguns ceratossauros resolveram seguir outra estratégia evolutiva. Ficaram maiores e mais poderosos. Um dos primeiros dinossauros carnívoros de grande porte foi o Dilophosaurus. Com quase 7 m de comprimento e pesando cerca de 600 quilos, esse estranho animal dominou a região do Arizona, nos EUA e leste da China há cerca de 190 milhões de anos.


As duas espécies atualmente:


Evolução das espécies Lucas Letra nº 19




Saurópodes

Os saurópodesforam umdos dois grandes grupos de dinossauros saurísticooudinossauroscom bacia de réptil. Os seus corpos eram emormes, com um pescoço muito coumprido que terminava em uamcabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira, eram suas únicas armas de defesa, além de seu tamanho. Eram quadúpedes ,com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram "trituradas" no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.

evolução das especies-beatriz a.,franciele,iracema 7gr

O Planeta Terra teria cerca de 8 Bilhões de anos, desde a data da formação do sistema Solar.Segundo as pesquisas da teoria da Evolução das espécies, o homem teria surgido há 2 Bilhões de anos, desde os protótipos biológicos da nossa formação.Reunir todos os lances da Evolução, numa unica forma de ideia, não seria trabalho para mentes despreparadas. Dessa forma, a maioria das pessoas, preferem seguir ideias religiosas, mas fáceis de serem compreendidas, muito embora, estas facilidades de explicação, não condizam com a realidade.Aqui, pretendemos reunir as pessoas, que querem e precisam compreender as origens da Vida, do ponto de vista filosófico.

As espécies que evoluíram Vitoria e Beatriz P,

As aves evoluíram dos dinossauros há milhares de anos atrás.
Outros animais evoluíram dos dinossauros também.
Os dinossauros por exemplo são espécies que deram origem aos mamíferos.
Hoveram, espécies dos dinossauros que nasceram com instinto maternal como os chasmossauros.

Pterodáctilo deu origem à Águia:




Antes Depois

evolução das especies-beatriz a.,franciele,iracema e karoline stefany


Ao contrario de que todo mundo pensava o desaparecimento dos dinossauros ha 65 milhões de anos atrás os dinossauros estavam prestes acabar por causa de uma explosao evolutiva que com isso acabou dividindo o mundo

contrario os principais grupos atuais teriam surgido bem no meio do reinado dos dinos e continuaram a viver como se nada tivese acontecido








A evolução das aves - Carolina T. e Aryadne






Um estranho dinossauro, que fora até confundido com o Compsognato foi descoberto na década de 1850, em calcários da Formação Solnhofen, no sul da Alemanha, o animal só não foi reconhecido como um Compsognato pois no calcário onde o animal foi achado foram encontradas marcas de penas envolta do animal. Esse animal foi conhecido como Arqueopterix. Tempos depois, na China, foram encontrados diversos dinossauros com penas entre eles o Microraptor,Dilong e Sinosauropterix. Isso gerou várias dúvidas entre cientistas e paleontologos, que até hoje discutem sobre esse assunto. Há uma teoria que diz que pequenos terópodes como o Compsognato evoluíram a dinossauros semelhantes a aves, que estas começaram a aparecer no período cretáceo, como o Baptornis e o Hesperornithiformes. Considera-se hoje que as aves são descendentes diretos dos dinossauros.
Muitos supõem que há 65,5 milhões de anos houve uma extinção em massa de espécies animais e vegetais incluindo os dinossauros.
Diversas teorias tentam explicar esse fato, mas a mais provável de todas, e até mesmo a mais famosa, é a de que um grande asteróide tenha caído na Terra e levantado poeira suficiente na atmosfera para impedir que a luz do Sol alcançasse a superfície. Como conseqüência disso, muitas espécies vegetais que necessitam fazer fotossíntese para viver teriam morrido e, por fim, os dinossauros vegetarianos. Sem os dinossauros vegetarianos para comer, todos os carnívoros também acabam morrendo, marcando assim o fim da era dos dinossauros.Apesar disso, existem pelo menos mais dez teorias que tentam explicar o motivo do desaparecimento dos dinossauros.

a evoluicao dos dinossauros-alexandre yang 7gr


O ancestral das aves viveu há mais de 115 milhões de anos em meio aquático, segundo mostram os fósseis descobertos, na China, do Gansus yumenensis, cujos restos bem preservados se assemelham aos de um pato selvagem, segundo um estudo publicado na revista científica Science.O Gansus, baptizado em homenagem à província chinesa onde se encontraram os cinco fósseis, provavelmente marcou a transição entre o réptil com penas Archaeopteryx lithographica, a ave fóssil mais antiga conhecida, e as aves actuais, explicam os autores da pesquisa.Muito próximo das aves modernas, o Gansus ajuda a completar a enorme brecha existente entre as aves antigas e as primeiras criaturas aladas do período Cretácico (-145,5 a -65,5 milhões de anos), que terminou com a extinção dos dinossauros, comenta Peter Dodson, professor de Anatomia da Universidade da Pensilvânia (leste), um dos autores do trabalho.Há 65 milhões de anos, os dinossauros e três quartos de outras formas de vida desapareceram após um cataclismo. A queda de um grande meteoro é a hipótese mais provável para explicar esta extinção em massa."O Gansus apresenta vários traços anatómicos das aves modernas, entre elas as penas, a estrutura óssea e as patas espalmadas", explica Dodson, que analisou os cinco fósseis. As comparações limitam-se ao corpo, visto que nenhum dos espécimes tem crânio.

evolução das especies Ana Beatriz e Marina B.

As aves surgiram na época em que os dinossauros dominavam o planeta. Ai foi a partir de um grupo de dinossauros que elas evoluíram Existiam répteis voadores chamados pterodáctilos mas não foram estes que deram origem às aves, mas sim um grupo que caminhava sobre o solo fóssil do arqueoptérix 'ave primitiva' representa a ave mais primitiva de que se tem conhecimento. Metade ave, metade réptil, possuía o corpo recoberto por penas, sendo esta uma das características mais marcantes das aves. Ele tinha características de répteis, como a boca com dentes, ossos pesados e uma longa cauda. Durante a evolução do grupo das aves, foram surgindo adaptações específicas para o vôo, principalmente, tornando-as mais leves.Em todo o mundo existem mais 8.500 espécies de aves. O Brasil possui mais de 1.500. Nem todas as aves voam, algumas espécies como a ema e a avestruz, correm com muita velocidade. Já o ganso e o cisne têm a capacidade de nadar. A menor ave conhecida é o besourinho de Cuba, um colibri que pesa 1,6 gramas, e a maior é a avestruz que chega a pesar até 125 quilos.Aves são animais vertebrados, com quatro membros, sendo assim considerados tetrápodes. Os dois membros anteriores são modificados em asas, que são usadas para voar pela maioria dos grupos. Os dois membros posteriores 'pés' são utilizados para andar, correr e nadar. Por possuírem dois pés, são chamadas de bípedes. Os pés normalmente apresentam quatro dedos que são recobertos por uma pele córnea. Seus ossos são resistentes, mas delicados, sendo em alguns casos ocos e por isso chamados de pneumáticos. A temperatura corporal é igual a dos mamíferos sendo chamados de homeotermos, que quer dizer 'sangue quente'

especies que evoluiram -- Thainá e Nicolas




No final do Cretácio, à 65 milhões de anos, não só desapareceram os dinossauros completamente, mas também repteis voadores como por exemplo os pterosauros, e os repteis marinhos ichthyosauros e plesiosauros. De facto, entre 60 a 80 % dos animais de todas as espécies, incluindo muitas formas marinhas desapareceram. Muitas tartarugas, crodolilos e pássaros primitivos também desapareceram mas alguns sobreviveram para aparecer nas formas modernas, como:
Tartaruga, aves, largatos e etc.

evolução das espécies Nome: Weyne E Jean Nº36-15


Espécies que evoluíram na época dos dinossauros
R:Aves

Como foi essa evolução.?
As aves surgiram na época em que os dinossauros dominavam o planeta. Ai foi a partir de um grupo de dinossauros que elas evoluíram Existiam répteis voadores chamados pterodáctilos mas não foram estes que deram origem às aves, mas sim um grupo que caminhava sobre o solo fóssil do arqueoptérix 'ave primitiva' representa a ave mais primitiva de que se tem conhecimento. Metade ave, metade réptil, possuía o corpo recoberto por penas, sendo esta uma das características mais marcantes das aves. Ele tinha características de répteis, como a boca com dentes, ossos pesados e uma longa cauda. Durante a evolução do grupo das aves, foram surgindo adaptações específicas para o vôo, principalmente, tornando-as mais leves.Aves são animais vertebrados, com quatro membros, sendo assim considerados tetrápodes. Os dois membros anteriores são modificados em asas, que são usadas para voar pela maioria dos grupos. Os dois membros posteriores 'pés' são utilizados para andar, correr e nadar. Por possuírem dois pés, são chamadas de bípedes. Os pés normalmente apresentam quatro dedos que são recobertos por uma pele córnea.
Uma das evoluçoes são seus ossos resistentes.


Os dinossauros / Taynar K.- N°-31/ Thiago R.- N°-33







Acredita-se, que os dinossauros evoluiram sim das aves!!!
Como você já deve ter ouvido falar, existe vários tipos de dinossauros. Desde o menor ( Compsognathus ), até o maior ( Sauroposseidon ).
Um dos répteis marinhos é o ICTIOSSAUROS, dos períodos triássico e jurássico. Eles eram muito parecidos em sua forma e em seus hábitos alimentares como os tubarões e os golfinhos atuais.



A evolução das espécies

Os dinossauros talvez tenha sido os animais mais misteriosos e interessantes que já existiram na terra. Esses répteis apresentaram uma diversidade incrivel e reinaram absolutos durante milhões de anos e nosso planeta.
  • período Triássico ( início há cerca de 245 milhões de anos ).
  • período Jurássico ( início há cerca de 200 milhões de anos ).
  • período Cretáceo ( início há cerca de 145 milhões de anos e final há 65 milhões de anos ).

Depois dos dinossauros vieram as Aves.

O primeiro fóssil descobrto de uma ave nada mais era do que um réptil, mas com penas, característica das aves atuais. Tratava-se de um fóssil com características intermediária entre aves e répteis e que dava sustentação à hipótese de que as espécies deveria evoluir gradativamente, com estágios intermediários. As aves extintas a milhares de anos são: Dinornis maximus, Diatryma, Hesperornis regalis, Phororhacos, Galo atual.

As aves o grupo de vertebrados mais diversificado da América do Sul. No Brasil, a diversidade é imensa.